
Usada há séculos como cataplasma para combater dor de cabeça e em formulações via oral para tratar intoxicações, ainda hoje é um dos recursos mais valorizados em clínicas de estética para tratamentos faciais e corporais
Rica em princípios ativos multifuncionais, com grande potencial adstringente e capacidade de fixar água na pele, a argila é uma grande aliada dos tratamentos estéticos. Suas funções e benefícios variam de acordo com a origem (vulcânica, rochosa ou sedimentar), a cor ( branca, cinza, negra, vermelha ou verde) e a granulometria (tamanho da partícula).
Qualquer que seja o tipo, todas possuem três propriedades fundamentais, como a capacidade de fornecer nutrientes específicos à pele de retirar ou absorver outros, como impurezas.
As propriedades de cada tipo:
Benefícios:melhora a oxigenaçãodas áreas congestionadas, exfolia suavemente, contribuindo para uniformizar a pele. Regula a queratinização.
Composição: ferro, selênio, cálcio, cobre e magnésio.
Benefícios: desobstrui o interstício celular, é esfoliante suava, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Tem efeito adstringente, cicatrizante e oxigenante, indicada para peles intoxicadas e acneicas
Argila Cinza:
Benefícios: absorve a oleosidade, sendo por isso indicada para tratamento de peles oleosas, acneicas e masculinas. Tem efeito anti- inflamatório e cicatrizante.
Argila Negra:
Composição: alto teor de silício, alumínio e titânio, além de magnésio e ferro.
Benefícios: absorve toxinas, sendo a mais indicada para complementar tratamentos corporais como os de combate à celulite e redutor. Ativa a circulação é adstringente e contribui para a renovação celular. Efeito anti-inflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante.
Argila Vermelha:
Composição: silício, ferro e outros oligoelementeos.
Befícios: regula a microcirculação cutânea. Recomendada para peles sensíveis e avermelhadas. Tem efeitos regulador e tensor.