Páginas

Argila


Usada há séculos como cataplasma para combater dor de cabeça e em formulações via oral para tratar intoxicações, ainda hoje é um dos recursos mais valorizados em clínicas de estética para tratamentos faciais e corporais
Rica em princípios ativos multifuncionais, com grande potencial adstringente e capacidade de fixar água na pele, a argila é uma grande aliada dos tratamentos estéticos. Suas funções e benefícios variam de acordo com a origem (vulcânica, rochosa ou sedimentar), a cor ( branca, cinza, negra, vermelha ou verde) e a granulometria (tamanho da partícula).
Qualquer que seja o tipo, todas possuem três  propriedades fundamentais, como a capacidade de fornecer nutrientes específicos à pele de retirar ou absorver outros, como impurezas.


As propriedades de cada tipo:

 Argila Branca:
       Composição: silício, alumínio e outros oligoelementos.
         Benefícios:melhora a oxigenaçãodas áreas congestionadas, exfolia  suavemente, contribuindo para uniformizar a pele. Regula a queratinização.



 Argila Verde:     
         Composição: ferro, selênio, cálcio, cobre e magnésio.
         Benefícios: desobstrui o interstício celular, é esfoliante suava, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Tem efeito adstringente, cicatrizante e oxigenante, indicada para peles intoxicadas e acneicas
     
Argila Cinza:        
           Composição: silício, alumínio e outros oligoelementes.
         Benefícios: absorve a  oleosidade, sendo por isso indicada para tratamento de peles oleosas, acneicas e masculinas. Tem efeito anti- inflamatório e cicatrizante.

Argila Negra:
           Composição: alto teor de silício, alumínio e titânio, além de magnésio e ferro.
         Benefícios: absorve toxinas, sendo a mais indicada para complementar tratamentos corporais como os de combate à celulite e redutor. Ativa a circulação é adstringente e contribui para a renovação celular. Efeito anti-inflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante.
             
     Argila Vermelha:
      Composição: silício, ferro e outros oligoelementeos.
         Befícios: regula a microcirculação cutânea. Recomendada para peles sensíveis e avermelhadas. Tem efeitos regulador e tensor.

Massagem facial


O nosso dia-a-dia aliadas ao estresse, acaba deixando os músculos da face tensos. Uma massagem facial pode ser então, uma excelente pedida para aliviar toda essa tensão e recuperar o aspecto bonito e saudável da pele. 
A face  acumula vários pontos de tensão que, por sua vez, comprometem a circulação sanguínea local. Isso prejudica as células cutâneas, resultando em uma pele sem brilho, de aparência cansada e, a longo prazo, gerando envelhecimento precoce, esses efeitos podem ser amenizados através de massagem facial.

A massagem é realizada com movimentos leves de amassamento e deslizamento na face.
Ocorre um aumento da oxigenação da pele, elimina os pontos de tensão, melhora o tônus muscular, combate as rugas e linhas de expressão ,ativa toda a extensão da face melhorando a circulação sanguínea , melhora o tônus muscular e tem o poder de potencializar os tratamentos estéticos. 

O ideal é que a terapia seja feita apenas por profissionais devidamente treinados.

Uma massagem bem realizada gera sensações de bem-estar, relaxamento, alegria e confiança, também efetua uma mudança na expressão facial, sem contar nas melhoras no aspecto emocional.

História da Massagem



Conta-se que a massagem não é uma técnica recente ou simplesmente mais um método descoberto pelas mulheres contemporâneas para se embelezar antes da chegada do verão.
Para surpresa do leigo, a massagem já era conhecida e praticada pelos chineses, desde o século XIII a.C. Sabe-se que no livro Kung Fu, que teve muita influência sobre o povo chinês, sete regras eram preconizadas para conservar a saúde dos indivíduos:

  • levantar cedo;  
  • purificar a boca;  
  • exercitar-se;  
  • massagear-se;  
  • banhar-se; 
  • alimentar-se;  
  • repousar.
O povo chinês preocupava-se em manter a atitude correta, a ginástica corretiva e, principalmente, a observância de hábitos higiênicos.
A hidroterapia era largamente empregada; a prática de exercícios físicos e a massagem eram consideradas uma necessidade vital.
Também os romanos usavam muito a massagem.
As termas onde havia salas de massagem, ar tépido, quente ou frio, salas de leituras e de jogos, eram edifícios muito ricos, todos construídos em mármore, sendo tanto públicos quanto privados, portanto, o uso da massagem é antiqüíssimo.
Tão antigo que se supõe que o homem primitivo, ao sentir dor em determinada região do corpo, se friccionando com a mão, estava realizando, de forma rudimentar, uma manobra de massagem.
E por isso mesmo que se pode dizer que a massagem é mais antiga que a própria medicina.

20 Congresso Científico Internacional de Estética - Anhembi - SP



Olá pessoal, estive presente neste congresso. 
Tivemos presentes vários stands de várias empresas e representantes, nos dando a oportunidade de conhecer o que há de novo em marcas e tecnologia que nesse ramo cresce a cada dia.
Tivemos vários workshop's com temas variados, apresentações livres nos stands.
Olha, foi muito bom.



Drenagem Linfática

Drenagem Linfática
O método de drenagem linfática manual foi desenvolvido em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder que trabalhava junto com sua esposa na Riviera Francesa.
Vodder observou que a maioria de seus pacientes sofria de constipação, retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados. Ele passou a tratar estes pacientes intuitivamente com massagens que estimulavam estes gânglios atingindo grandes êxitos com diversos pacientes.
Seu método foi desenvolvido e se tornou muito eficaz. Hoje em dia, a drenagem linfática manual é usada na estimulação da circulação linfática que ajuda o corpo a eliminar toxinas e na nutrição dos tecidos. A estagnação dos gânglios linfáticos pode causar dor. Embora todos os tipos de massagem  estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático.
A drenagem linfática é basicamente composta de dois processos ou procedimentos que visam transportar e remover esse líquido de edema de volta à circulação sanguínea, são eles:
Evacuação: é o processo que se realiza em gânglios (ou linfonodos) e em outras vias linfáticas com o objetivo de descongestioná-los.
Captação: é a drenagem propriamente dita que é realizada principalmente dos locais de edema em direção à desembocadura mais próxima.

Hot Stones - Pedras Quentes


                          Hot  Stones

Esta técnica divulgada há séculos na China, Japão, Índia, Egito e América do Sul, faz uso dos efeitos energéticos, vibratórios e das propriedades de pedras vulcânicas –  lisas e macias - a várias temperaturas. Baseada na Termoterapia e combinada com técnicas terapêuticas de manipulação, óleos quentes e aromaterapia, a massagem Hot Stones proporciona relaxamento e alívio de tensão muscular, permitindo alcançar uma profunda sensação de prazer, relaxamento e bem-estar.
A aplicação é feita de forma alternada a quente e frio juntamente com a aplicação de óleos essenciais em vários pontos estratégicos do corpo. Com uma duração mínima de 90 minutos, o terapeuta vai alternando a aplicação de pedras quentes e frias, de tamanhos e formatos adequados aos pontos de contacto do corpo, com massagens suaves utilizando as próprias pedras em conjunto com óleos essenciais.

A massagem ou terapia Hot Stones atua no plano físico


Ao proporcionar o relaxamento e alívio de dores, reflete-se nos planos mental e espiritual ao diminuir o stress, acalmar a mente e aumentar a auto-estima e no plano energético ao favorecer o desbloqueamento e livre circulação da energia do nosso corpo.

Bambuterapia



                           
Bambuterapia        



A Bambuterapia Ou Bamboo Massage é uma técnica inovadora de massagem modeladora, que surgiu no Brasil há apenas cinco anos, e pode atuar de três maneiras diferentes: relaxando e modelando.
pelo fisioterapeuta francês Gill Amsallem, tem sua procura aumentando a cada dia.
 A massagem realizada com bambus age como se fosse o prolongamento dos dedos, por isso, dá a possibilidade de alcançar todas as regiões do corpo. Promove um grande relaxamento, principalmente na região dos ombros, onde acumulam-se grandes tensões musculares e inclui manobras faciais para relaxamento e efeito lifting. Para ver resultado serão necessárias no mínimo 5 sessões, porém, pede-se que se faça de 5 à 10 sessões, realizadas de 2 a 3 vezes por semana.

  Os benefícios da Bambuterapia                   
Melhora o equilíbrio físico, emocional e energético, pois proporciona um grande relaxamento.
Promove efeito modelador: levanta os glúteos, afina cintura e excelentes resultados no tratamento da celulite.




Os efeitos da Bambuterapia no organismo
Melhora a oxigenação das células, promove a renovação celular.
Aumenta a circulação sanguínea, Promove a eliminação de toxinas e a tonificação muscular.